
ISODADOS
A elaboração de um sistema via web, que automatize a geração dos indicadores para minimizar a entrada de dados manual, minimizar o tempo para buscar as informações e facilitar o acesso dos usuários as informações dos indicadores é algo que se tornou real na SABESP. A área de Tecnologia de Informação vem buscando os melhores recursos para que a qualidade das informações sejam disponibilizadas para os empregados da Cia. Mas, até que isso faça parte do nosso dia-a-dia, ainda se faz necessário a criação dos sistemas denominados “caseiros”, aqueles que são criados para atender uma necessidade local. É aí que entra a diferença do ISODADOS de outros trabalhos caseiros: até a concepção da aplicação, houve várias discussões para que a aplicação atendesse um maior número de Unidades de Negócio dos Sistemas Regionais da Sabesp. Acreditamos que essas sejam as chaves do sucesso desta aplicação: humildade, compromisso e diálogo.
Tal projeto trouxe ganhos significativos ao dia-a-dia de trabalho dos técnicos e analistas envolvidos nos processos de melhoria contínua. O ISODADOS contribui até hoje em ganhos de performance na composição dos indicadores envolvidos na aplicação, bom como a visualização dos registros que os compõem, uniformidade de critérios e fonte única das informações para as Unidades de Negócio dos Sistemas Regionais.
São vários processos envolvidos no ISODADOS. São eles: cobrança, execução de serviços, qualidade, leitura e comercial.
Não é difícil imaginar como era trabalhoso compor os relatórios da ISO para os processos envolvidos no ISODADOS. Fazendo alusão aos processos de Execução de Serviço, algumas UNs chegavam a contar as Solicitações de Serviço uma a uma, separando por grupo de serviço. Já para as informações de cobrança, eram várias telas do sistema corporativo.
O propósito maior da ferramenta é facilitar a busca das informações para compor os indicadores. Para tanto, a ferramenta traz outras informações que ajuda na gestão dos processos.
Foram alcançados os seguintes resultados com a implantação do ISODADOS foram:
• redução do tempo de pesquisa das informações para composição dos indicadores;
• fonte de dados única;
• igualdade de critérios;
• dados consolidados por UN, Gerência Divisional, Gerência Seccional e Município.
Abaixo alguns prints!