Os mitos para a criação de sites
Tenho percebido ao longo dos anos que, para algumas empresas e pessoas que possuem algum tipo de negócio e sentem a necessidade da exposição na Internet, existem vários mitos na hora de criar um site.
Um desses mitos (e para mim o mais engraçado) é o fato de que para criar um site basta apenas clicar numas imagens e arrastar com o “mouse”. Quando muito se faz e redimensioná-la para encaixar melhor no quadro e “voilá”! Está pronto! Se fosse simples assim! E quando fala-se dos custos de alojamento e taxas de domínio… Soa como se quiséssemos extorquir um valor a mais pelo projeto. Assim vê-se que os mitos na hora de criar um site na Internet vão mais longe.
E quando fala-se dos custos de alojamento e taxas de domínio… soa como se quiséssemos extorquir um valor a mais pelo projeto. Assim vê-se que os mitos na hora de criar um site na Internet vão mais longe.
A desfazer o mito
A realidade é bem diferente. Criar um site envolve uma gama de estudos e propostas para propiciar ao seu utilizador uma experiência agradável de navegação, além de oferecer um conteúdo interessante. Tudo isso envolve várias competências de quem, dia a dia, vivencia e analisa dados de performance e comportamento dos utilizadores nos sites, seja de qual for seu conteúdo.
Outra preocupação de quem se dedica à criação de sites é justamente onde esse será alojado. Existe uma série de requisitos para um site estar bem ranqueado nos mecanismos de busca e o serviço de alojamento é um deles.
Semelhantemente, outro ponto importante que deve ser levado em conta na escolha desse serviço é a rapidez de processamento. Isso possibilitará que todas as requisições necessárias para entregar o site ao utilizador seja muito mais eficientes.
Segurança posta à mesa
Só para ilustrar, estima-se que mais de 90% dos sites existentes hoje possuem uma ou mais vulnerabilidades (ver esse site https://snyk.io/blog/84-percent-of-all-websites-impacted-by-jquery-xss-vulnerabilities/ e esse https://www.ptsecurity.com/ww-en/analytics/web-application-vulnerabilities-statistics-2019/)
Isso expõem terrivelmente os dados de milhões de pessoas, além de milhões em valores monetários. Mas o que leva um site a ter vulnerabilidades? São alguns os fatores. Portanto, desde a fase inicial do projeto, a passar pela escolha do serviço de alojamento, integrações com ferramentas de análise e pixelização, tudo precisa ser muito bem desenhado, a pensar na performance, usabilidade e segurança da informação e performance.
Sendo assim, segurança da informação é uma preocupação que deve estar presente no projeto de criação de website, como usabilidade e performance.
Então, aquele mito que criar um site é só clicar e arrastar vê-se que não é bem assim!
A RICARELA participou de vários projetos que levaram em conta esses três pulares: usabilidade, performance e segurança. Essa experiência pode oferecer ao seu site a certeza de que será bem sucedido.